7124524265_132d6d851e_b

Niki de Saint Phalle- 1930-2002

 

Modelo, pintora, escultora, cineasta, rebelde, visionária, feminista, irreverente, revolucionária e lindíssima ! Assim era Catherine Marie-Agnès Fal de Saint Phalle. Aqui segue um vídeo contando bastante da vida dela (em françês)  https://www.youtube.com/watch?v=yaluk9bM7m0

niki-3

Este é um blog para artistas, amantes de arte, e simpatizantes e eu simpatizei demais com esta artista que conheci na minha última ida a Paris em 2014. Uma exposição maravilhosa no Grand Palais. Me pergunto mil vezes… Como eu não conheci o trabalho dela antes????

“O Anjo Protetor“,no Hall da Estação Principal de Zurique

O anjo

Não só fui atraída pelas lindas obras vibrantes e coloridas, mas pela estória sofrida, revolucionaria e realizadora desta Mulher, com M maiúsculo. Normalmente aqui, não me aprofundo muito na vida dos artistas, mas com esta foi diferente. Adoro estórias onde pessoas tiram proveito das suas tristezas. Transformando o que poderia ser sombrio e obscuro, em luz, cores e muita ação! A estória de Niki vale a pena !!!!! Inspire-se!!!!!

1953afededc199be_medium

Buda por Niki

image3 2

Tarot gardemefemerides_niki-de-saint-phalle

Nascida na França em 1930 e criada em Nova York, Niki de Saint Phalle ficou verdadeiramente conhecida como uma das artistas internacionais que se destacaram pela sua irreverência e engajamento feminista.

image3

.Niki começou sua carreira profissional trabalhando como manequim com fotos na Vogue e Harper’s Bazaar.  O sucesso e o dinheiro não trousseram equilibrio emocional, pelo contrario, Niki tinha frequentemente crises depressivas, sendo internada em um hospital psiquiátrico de Nice e diagnosticada como esquizofrênica. Lá sofreu uma série de tratamentos com choques elétricos. Foi neste momento de internação que Niki começou a pintar.

niki-de-saint-phalle-57-back

 

Por via da arte, ela começou a expressar todas as suas emoções. A paixão, o ódio, a raiva… Sim, Niki tinha um turbilhão de sentimentos dentro dela. Abusada sexualmente na infãncia pelo próprio pai, a artista precisava colocar muita coisa para fora, começava ali um dos trabalhos mais relevantes na vida da artista. Eram as pinturas chamadas “Tiros”.

image1.JPG

Com sua carabina de cano longo calibre 22, disparava contra objetos cuidadosamente escolhidos, grudados em uma tela branca e cobertos por uma camada de gesso que tinha em seu interior sacos de plástico repletos de tinta. O impacto dos projéteis liberava as cores e criava a obra instantânea. Era um trabalho violento performático e impactante. “Imaginava a pintura se pondo a sangrar. Era como se fosse uma pessoa com sentimentos e sensações” Veja mais sobre esses “Tiros”: https://www.youtube.com/watch?v=s5MUxuY4Hbw

Bingo !! Foi sucesso! A performance chamou a atenção dos grandes nomes do mundo artístico da época e Niki foi convidada como única mulher a integrar o grupo dos novos realistas.7-27-2012-11-40-14-am

Após os tiros ela se dedicou a esculpir “grandes criaturas à glória da mulher”. Em 1966, apresentou em Estocolmo, na Suécia, sua monumental “deusa pagã da fertilidade”.

tumblr_mv9uhifSsT1qcbkj5o5_500

Um corpo feminino com 28 metros de comprimento, seis de altura e nove de largura, pesando seis toneladas. A escultura abrigava no seio direito um planetário, e no outro, um milk-bar equipado com um triturador de garrafas de Coca-Cola; no braço esquerdo foi instalado um cinema que projetava o primeiro filme de Greta Garbo; em uma das pernas, as crianças podiam brincar de tobogã, e a vagina foi desenhada como a porta de entrada. Em três meses, cerca de cem mil visitantes formaram filas para penetrar no que foi chamado de “a maior puta do mundo”.  Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=jNfQt2FsUD4tumblr_mv9uhifSsT1qcbkj5o2_1280tumblr_mv9uhifSsT1qcbkj5o1_500

Depois vieram um milhão de lindas mulheres. As chamadas Nanás (que em francês quer dizer, moças) grandes bonecas coloridas. Sempre imensas, volumosas, representando as mulheres se colocando na sociedade, valorizadas, lindas e imponentes! Feitas de lã, fibra de algodão, papel machê e tela de arame, Viraram a sua marca registrada!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

9383229_orig

image2

Seu grande choque artístico ocorreu na visita ao parque Güell, projetado por Gaudí (1852-1926), em Barcelona. “No parque Güell, senti calafrios, raios. Tremia por tudo. Naquele dia, meu destino estava claro. Sabia que um dia também faria, do meu jeito, um jardim de felicidade”, disse numa entrevista. Este sonho se realizou 17 anos mais tarde quando uma amiga Marella Caracciolo, que era proprietária de muitos terrenos na Toscana, lhe ofereceu um pedaço das terras para que ela realizasse seu próprio mundo encantado.

tarots

89095731_o

4860499488_9177a69666_o

Assim nascia um parque cheio de esculturas, o Jardim do Taro em Pescia Fiorentina, nos arredores de Florença. Niki escolheu o tema por ser mágico, místico e irreal. Nele ela reproduziu os 22 arcanos como A torre de Babel, o louco, diabo, emperador, a morte…. Todas as esculturas foram feitas de concreto armado, revestido com mosaicos de vidros coloridos. Era tanto o desejo de construir este jardim mágico que a artista fez sua casa dentro da maior das esculturas, a Imperatriz, situada no centro do jardim, com cozinha, sala, banheiro e quarto. Mucho loca!!!

DCIM100MEDIA

mosaico_1

Área externa da casa da Imperatriz!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

01_Inside-of-Imperatrice

Sala de jantar dentro da Imperatriz

6_sejour

DCIM100MEDIA

Niki de Saint Phalle + le jardin des Tarots 01

Cozinha.

8cd13dfaa90dc98d87337f9c848b29a4

Também são de autoria de Niki em parceria com o escultor Jean Tinguelyem, seu marido, as esculturas da praça Stravinsky, que fica ao lado do Centro Cultural Beaubourg, em Paris. São 16 figuras lúdicas e bem humoradas com as engrenagens das articulação visíveis. Um ponto turístico super visitado na cidade, principalmente pelas crianças viajantes e por ser um lugar super gostoso para ficar de bobeira, descansando um pouco.

DSC00625

Acho que vi um gatinho…

15

img_2539 8848d2890876a61634205f538800b92e

Mas sua arte vai muito além de tudo isso. Pintora, escultora, desenhista, gravurista, cineasta experimental, a bela Niki de Saint Phalle, inventou performances; participou das origens da pop art; lutou contra a descriminação racial e pelos direitos cívicos americanos; se engajou no combate à Aids — fez inclusive um livro infantil educativo sobre o tema —; e foi uma das pioneiras no uso da mídia para divulgar suas ideias e sua arte, que eram totalmente subversivas para a época.

6833676dace6917dc8fafb3791c58ff6

temperance

image4

Miles Davis, Hotel Negresco, Nice ~ Côte d'Azur

Miles Davis

AIDS !Nos tempos em que a AIDS estava matando milhares de pessoas e que ainda existia um imenso tabu em se falar sobre a doença, Niki fez este livro “infantil” direcionado à adolescentes e adulto. Um livro que não só falava em como evitar a propagação da doença , mas também sobre aspectos positivos do relacionamento humano.book_aids_1024x1024

tumblr_n0j8qw2rWy1trpk2lo1_1280

Niki de Saint Phalle morreu em 2002 por causa de uma longa infecção pulmonar causada pela inalação do poliester, material que ela utilizou nas suas obras. Em sua autobiografia, “Traces” (1999), anotou: “Decidi desde cedo que seria uma heroína. Quem seria? George Sand? Joana d’Arc? Um Napoleão de saias? Que importa! O importante é que foi difícil, enorme e excitante!”.

Inside and out, "La Cabeza," a 6-ton sculpture by Niki de Saint Phalle, is a magnet for kids at Missouri Botanical Garden in St. Louis. (Allen Holder/Kansas City Star/MCT)

Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Você também poderá gosta de...

3 Comentários para on “Niki de Saint Phalle- 1930-2002

  1. You are so awesome! I do not think I’ve read through a single thing like that before. So good to discover another person with unique thoughts on this subject matter. Really.. many thanks for starting this up. This website is something that is needed on the web, someone with a bit of originality.

    best green superfood capsules

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *